43o Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas
15 a 17 de agosto - São Paulo Expo | SP

CLIQUE AQUI

Blog

Demitir não é tarefa simples

10 de maio de 2017

Por José Augusto Minarelli*

Embora faça parte do processo de gestão de pessoas, a tarefa de demitir ainda não faz parte do currículo dos cursos de gestão, nem de programas de formação e aperfeiçoamento de líderes.

Pesquisas sobre Práticas de Demissão, sob o ponto de vista dos demitidos, realizadas pela Lens & Minarelli nos últimos anos, indicam que em grande parte das ocasiões as demissões ainda são mal conduzidas. E são mal conduzidas porque esse ato de gestão não é agradável. Por não ser agradável, não é ensinado. Atrair, selecionar, desenvolver, avaliar e remunerar são atividades mais agradáveis e desenvolvidas internamente com quem integra o quadro de funcionários.

Todos os dirigentes, do mesmo jeito que contratam, demitem e uma demissão impacta muitas pessoas e situações:

●  O demitido;
●  Os que permanecem;
●  Os familiares do demitido;
●  O mercado onde se recruta candidatos;
●  A reputação da empresa como empregadora.

Com as transformações ocorridas nas empresas, em função de fusões, reestruturações, fechamento, transferência de local e incorporação de tecnologias que substituem ou modificam a necessidade de trabalho humano, as demissões são cada vez mais comuns. É do gestor a responsabilidade de fazê-las e se precisam ser feitas, devem ser bem feitas. Com os cuidados de tratar gente como gente, com respeito e dignidade. Isso requer atenção aos detalhes e à comunicação adequada com todos os envolvidos, diretos, indiretos, internos e externos. Há vários riscos, prejuízos e custos escondidos para a empresa e para a pessoa, que são dever do gestor tratar.

O outplacement foi desenvolvido para suprir a lacuna deixada pelas escolas no que tange ao processo de comunicação e aos detalhes do procedimento de separação entre executivo demitido e empresa. Adicionalmente, o outplacement cuida do apoio aos demitidos durante a transição de carreira, para que busquem de forma sábia e organizada o novo trabalho remunerado.

*José Augusto Minarelli é presidente da Lens & Minarelli

  • 0
  • 0

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

});